quarta-feira, 14 de março de 2012


Usando a chapinha "sem danificar" os fios



Dicas básicas:Antes de usar a chapinha é recomendado fazer uma boa lavagem nos cabelos, secar com a toalha (sem ficar esfregando muito para não abrir as cutículas dos fios), usar um secador e aí sim adotar o aparelho. O uso excessivo da chapinha desidrata os cabelos. Até mesmo os aparelhos que prometem hidratar podem provocar estragos, eles retiram a umidade do cabelo, ou seja, fazem justamente o oposto do princípio básico da hidratação, que é levar água ao fio. Por isso, o ideal é abusar de protetores térmicos e condicionadores sem enxágue. Esses produtos criam uma camada de proteção entre o aquecimento da prancha e o fio. 

Qual o melhor modelo de chapinha: Existem tantas opções de chapinhas no mercado que fica difícil saber qual o modelo comprar para usar em casa. A de cerâmica leva vantagem pois temperatura da prancha é distribuída por toda a superfície da placa de metal de forma estável. Isso significa que os fios ficam mais protegidos das oscilações de calor. Outro aspecto positivo do modelo de cerâmica é que ela otimiza o seu tempo, já que não há a necessidade de passá-la várias vezes na mesma mecha para alisar. No entanto, seja prudente se você optar por aparelhos assim: ela proporciona mais calor e com isso abre precedentes para a queima dos fios. Quanto a espessura da prancha, o ideal é ficar no meio termo e apostar em uma chapinha média, que contempla as melhores qualidades da fininha e da mais larga. Ela permite o alisamento de mais fios e também torna o processo mais ágil.



  1. 10 dicas: 

  1. Só faça chapinha com cabelos lavados, limpos e, principalmente, secos –cabelos molhados podem se partir ou “queimar” em contato com o calor da chapinha.
  2. Sempre faça uma escova antes de passar a chapinha no cabelo. Além de deslizar melhor (sem quebrar), deixa um efeito mais liso.
  3. Esquente a chapinha alguns minutos antes de passá-la nos cabelos. Separe os cabelos em mechas médias para facilitar o serviço.
  4. A chapinha deve ser iniciada pela nuca até o topo da cabeça. A direção é de cima para baixo e a chapinha deve ser bem pressionada até o final da mecha.
  5. Quando começar a alisar uma mecha, não pare no meio do caminho. Tente passar do começo ao fim sem parar para evitar que os fios fiquem marcados ou ondulados.
  6. Prefira prancha que tenta termostato para regular a temperatura. Lembre-se que a pranchinha muito quente pode queimar os fios.
  7. Você pode passar a prancha mais de uma vez na mesma mecha, mas tome o cuidado de deixar o cabelo esfriar um pouco antes de reaplicar.
  8. Não pare a prancha no meio do caminho da mecha pois os fios certamente ficarão mais ressecados.
  9. Passe um creme leave-in ou um protetor ativado com o calor do secador para proteger os fios.
  10. Quem usa muito chapinha deve manter sempre o cabelo com hidratações semanais em casa e periódicas no salão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário